Cliente: Sebrae/MG
Insight
Quem começa um negócio enfrenta uma combinação desafiadora: falta de tempo, dinheiro e conhecimento. E, no meio das dificuldades, sempre tem alguém que “quer ajudar”, dando conselhos sem nenhum embasamento: o famoso pitaco. O Sebrae, maior apoiador do pequeno empreendedor no Brasil, precisava mostrar que estar bem assessorado faz toda a diferença. E a melhor forma de comunicar isso era usar o humor para transformar um problema real em um ponto de partida para conversa.
Ideia
Para representar os milhares de pitaqueiros do Brasil, criamos o Pitaco: um personagem carismático, divertido, cheio de ginga e completamente sem noção. Um anti-consultor, que dá conselhos absurdos com convicção. Ele surgiu no rádio, veio pra TV, nos reels, nos memes, nos grupos de WhatsApp e até no TikTok.
Com esquetes bem-humoradas, Pitaco apareceu em situações inusitadas com empreendedores reais: da oficina ao sex shop, da fazenda ao salão. Em todas elas, o absurdo do conselho reforçava a importância de chamar quem entende de verdade: um consultor do Sebrae. A campanha foi 100% integrada, passando por rádio, TV, redes sociais, vídeos nativos e ações com creators.
Impacto
31 milhões de impressões nas redes sociais.
303% da meta de alcance e tráfego superados.
64% de leads convertidos na primeira semana da campanha.
Pitaco virou figurinha, virou meme e foi tema de react de creators.
Destaque com merchan no programa É de Casa, da TV Globo.
Comentários orgânicos e positivos de figuras públicas como Mateus Solano e Luis Lobianco.
Com bom humor e estratégia multiplataforma, transformamos um ruído comum na jornada empreendedora em um gatilho de reconhecimento, empatia e ação. Afinal, o melhor conselho que um pequeno negócio pode receber é: não ouça pitacos. Consulte o Sebrae.