O Dia Internacional das Mulheres sem a Luta pelos Direitos das Mulheres é só um dia de homenagens. Esse foi o conceito da nossa campanha “Não apague a luta”, uma importante iniciativa da Lápis para lembrar que olhar para as mulheres sem olhar para as lutas históricas pode transformar grandes mulheres em estereótipos vazios e perigosos.
A campanha é composta com peças que contam a história de grandes mulheres que marcaram o mundo e evidenciam como elas são muito mais do que mães, esposas, irmãs ou filhas. Um exemplo é o da genial Elza Soares, que alcançou projeção mundial como uma das grandes vozes do jazz internacional, mas muitas vezes teve seu papel reduzido ao de “mulher do Garrincha”.
A divulgação foi feita, em uma parceria de mídia com a Eletromidia e a Flymídia BH | Mídia OOH, em painéis de LED, bancas e painéis de bicicletários em mais de 306 pontos da cidade. Nas redes sociais, o conteúdo contou com mais de 640 compartilhamentos, sem impulsionamento. Além disso, enviamos as peças físicas para algumas mulheres mineiras que fazem a diferença..
No Dia Internacional das Mulheres, queremos relembrar a necessidade de abrir novos espaços para as mulheres no mercado de comunicação. A Lápis nasceu há mais de 35 anos, criada por três mulheres, criando disrupção em um ambiente quase todo masculino. Mais de três décadas depois, ainda estamos longe da equidade.
“O dia 8 de março não é um dia de homenagens, perfumes ou chocolates. É um dia de luta por todos os dias de luta, por cada gesto, cada palavra, cada lei que reconhece, repara e respeita nossos direitos.”, completa Carla Madeira.
De acordo com o censo que analisa a composição das agências de publicidade brasileiras, realizado pelo Observatório da Diversidade na Propaganda e divulgado em parceria com a Gestão Kairós no final de 2023, 57% dos colaboradores são mulheres. Contudo, se expandido esses dados, quando se trata de lideranças, o número cai para 49,8%. Para cargos de CEO e presidente, a queda é bem mais significativa: apenas 15% de participação feminina.
A Lápis acredita na cultura de ser uma agência com o olhar para as pessoas. Para isso, adotamos posicionamentos de mercado e organizacionais voltados para a diversidade, pois sabemos da nossa responsabilidade de devolver ao mundo a transformação na qual acreditamos por meio da comunicação.