Cliente: Wäls
Insight
Para reconectar a marca à sua cidade natal, criamos mais que uma campanha: criamos uma cerveja.
Perto de completar 20 anos de história, a cervejaria Wäls já tinha ganhado o mundo, mas estava perdendo a identificação com sua cidade de origem, Belo Horizonte. Fomos encarregados de criar uma campanha para reconquistar esse público. No lugar da campanha, encontramos um insight com enorme força local: a história do Copo Lagoinha.
Ideia
A primeira cerveja pilsen criada especialmente para um copo.
O BH, o Copo Americano está em todos os lugares, mas com um nome diferente: Lagoinha. Escolhemos o símbolo das mesas da capital para ser a estrela de um novo produto: a Wäls Copo Lagoinha.
O produto foi lançado no bairro que dá nome ao copo, a Lagoinha, com direito a revitalização da área, festival de arte urbana e concurso de artes para o rótulo.
Impacto
Zero reais em mídia e muito barulho.
A Wäls Copo Lagoinha, que nasceu como edição especial, entrou para o catálogo permanente e hoje é o SKU mais vendido da cervejaria. Um projeto integrado que envolveu estratégia e produção de conteúdo, design, livemarketing, marketing de influência, relacionamento com comunidades, PR e praticamente todos os times da Lápis.
427 K litros de Wäls Copo Lagoinha vendidos em um ano.
700 K pessoas alcançadas organicamente.
15,5 K pessoas presentes no festival.